Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.446 vias cadastradas em 1.829 locais de 441 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.866 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 69 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Rio de Janeiro > Niterói > Alto Mourão > Paredão Face Sudoeste do Alto Mourão

Ampliar imagem Paredão Face Sudoeste do Alto Mourão
Traçado da via na cor amarela. Foto: Leandro do Carmo.

Envie suas fotos

Ainda não há fotos ou croqui cadastrados para esta via. Contribua enviando suas imagens ou croqui
Paredão Face Sudoeste do Alto Mourão Imprimir informações da via
4º V D3 E3
Cadastrada por: Tonico Magalhães, em 04-11-2019 às 18:24
Alterada por: Luciano Bender, em 09-08-2021 às 18:27
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: sudoeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 500 metros
Descrição: Primeira via da face sudoeste do Alto Mourão. Recentemente teve sua grampeação totalmente substítuída por grampos de titânio - tidos como a melhor solução em nível de durabilidade e confiabilidade, principalmente nas condições salinas (à beira mar) encontradas na costa brasileira, sendo considerada a maior via protegida com esses artefatos do mundo. Suas principais características, além da extensão, são os lances relativamente expostos e relativamente sujos, o que torna a escalada mais “apimentada”.

Obs: as paradas 4, 5 e 6, apesar de serem duplas, permanecem com apenas um grampo de titânio e outro de aço-carbono, em perfeito estado. Há intenção de duplicá-las com titânio no futuro. Há também uma parada tripla, na oitava parada, com dois grampos de titânio e um de aço-carbono. Diferentemente das paradas anteriores, este grampo da P8 pode ser retirado por qualquer escalador que desejar fazê-lo, pois já existe a dupla com TI. Estes quatro grampos são os únicos remanescentes em aço-carbono, e não foram retirados pela logística das investidas de manutenção. A última parada que é utilizada atualmente ainda se encontra em grampos de aço-carbono, por tratarem-se de grampos da via “Oswaldo Pereira”, batidos após a conquista da Face Sudoeste do Alto Mourão.
Fonte: Blog do Bugim
Equipamento mínimo necessário:
  • 10 costuras
Data da conquista: 04/09/1980
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local