Até o momento, temos 10.531 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.820 vias Esportiva, 647 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Dados da Via
Rio de Janeiro >
Niterói >
Alto Mourão >
Paredão Face Sudoeste do Alto Mourão
Descrição: Primeira via da face sudoeste do Alto Mourão. Recentemente teve sua grampeação totalmente substítuída por grampos de titânio - tidos como a melhor solução em nível de durabilidade e confiabilidade, principalmente nas condições salinas (à beira mar) encontradas na costa brasileira, sendo considerada a maior via protegida com esses artefatos do mundo. Suas principais características, além da extensão, são os lances relativamente expostos e relativamente sujos, o que torna a escalada mais “apimentada”.
Obs: as paradas 4, 5 e 6, apesar de serem duplas, permanecem com apenas um grampo de titânio e outro de aço-carbono, em perfeito estado. Há intenção de duplicá-las com titânio no futuro. Há também uma parada tripla, na oitava parada, com dois grampos de titânio e um de aço-carbono. Diferentemente das paradas anteriores, este grampo da P8 pode ser retirado por qualquer escalador que desejar fazê-lo, pois já existe a dupla com TI. Estes quatro grampos são os únicos remanescentes em aço-carbono, e não foram retirados pela logística das investidas de manutenção. A última parada que é utilizada atualmente ainda se encontra em grampos de aço-carbono, por tratarem-se de grampos da via “Oswaldo Pereira”, batidos após a conquista da Face Sudoeste do Alto Mourão.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários