Paredão Face Sudoeste do Alto Mourão
							
								 
															
						 
						
												
												
						
						
						
						
						4º V D3 E3
						
												Modalidade: Tradicional Clássica
													Tipo de via: principal
												Face: sudoeste
						
													Tipo de escalada predominante: agarras
																									Extensão: 500 metros
																			Descrição: Primeira via da face sudoeste do Alto Mourão. Recentemente teve sua grampeação totalmente substítuída por grampos de titânio - tidos como a melhor solução em nível de durabilidade e confiabilidade, principalmente nas condições salinas (à beira mar) encontradas na costa brasileira, sendo considerada a maior via protegida com esses artefatos do mundo. Suas principais características, além da extensão, são os lances relativamente expostos e relativamente sujos, o que torna a escalada mais “apimentada”.
Obs: as paradas 4, 5 e 6, apesar de serem duplas, permanecem com apenas um grampo de titânio e outro de aço-carbono, em perfeito estado. Há intenção de duplicá-las com titânio no futuro. Há também uma parada tripla, na oitava parada, com dois grampos de titânio e um de aço-carbono. Diferentemente das paradas anteriores, este grampo da P8 pode ser retirado por qualquer escalador que desejar fazê-lo, pois já existe a dupla com TI. Estes quatro grampos são os únicos remanescentes em aço-carbono, e não foram retirados pela logística das investidas de manutenção. A última parada que é utilizada atualmente ainda se encontra em grampos de aço-carbono, por tratarem-se de grampos da via “Oswaldo Pereira”, batidos após a conquista da Face Sudoeste do Alto Mourão.
																			Fonte: Blog do Bugim
																														Equipamento mínimo necessário: 
							
						 
																			Data da conquista: 04/09/1980
												Conquistadores (em ordem alfabética): 
								
							 						
						
						
							
						
						
							Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
						
						
							Encontrou algo errado? Clique 
aqui